A sintaxe do Javascript é o conjunto de regras para as instruções dos programas.

var x, y, z;   // Como declarar variáveis
x = 5; y = 6;  // Como atribuir valores
z = x + y;     // Como calcular valores

Dados

A sintaxe do JavaScript define dois tipos de dados: literais e objetos.

Dados literais são atômicos, comum único valor de texto, número ou booleano.

Literais

Algumas regras são importantes para o uso de dados literais.

Os números são escritos com ou sem decimais.

1001
10.50

Strings são textos - cadeias de caracteres com tamanho definido - escritos entre aspas duplas ou simples.

"João José"
'João José'

Booleanos são valores lógicos: verdadeiro ou falso.

true
false

Variáveis

Em uma linguagem de programação, variáveis são identificadores capazes de apontar para dados alocados na memória.

JavaScript usa a palavra-chave var para declarar variáveis.

O sinal de igual = é usado para atribuir valores a variáveis.

No exemplo a seguir x é definido como variável e é atribuído o valor 6 a x.

var x;
x = 6;

Operadores

O JavaScript usa operadores os aritméticos de soma (+), de subtração (-), de multiplicação (*) e de divisão (/) para calcular valores.

(5 + 6) * 10

O JavaScript usa o operador de atribuição = para atribuir valores a variáveis.

var x, y;
x = 5;
y = 6;

Expressões

Uma expressão é uma combinação de valores, variáveis ​​e operadores envolvidos nos cálculos de valores.

O cálculo é chamado de avaliação.

No exemplo a seguir a expressão 5 * 10 é avaliada como 50.

5 * 10

As expressões também podem conter valores de variáveis:

x * 10

Os valores podem ser de vários tipos, como números e textos.

Por exemplo, o interpretador avalia "João" + " " + "José" como "João José":

"João" + " " + "José" == "João José"

Palavras-chave

Palavras-chave JavaScript identificam as ações a serem executadas nas instruções.

No exemplo a seguir a palavra-chave var instrui ao navegador para criar as variáveis x e y.

var x, y;
x = 5 + 6;
y = x * 10;

Identificadores

Identificadores são os nomes de variáveis, funções, propriedades e métodos dos objetos.

As regras para os nomes dos identificadores é semelhante ao da maioria das linguagens de programação.

No JavaScript o primeiro caractere deve ser uma letra, ou um sublinhado (_),  ou um cifrão ($).

Os caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, sublinhados ou cifrões.

Números não são permitidos como o primeiro caractere.

Diferenciação de Maiúsculas e Minúsculas

Os identificadores são únicos e diferenciam letras maiúsculas de letras minúsculas.

As variáveis ultimoNome e ultimonome são variáveis ​​diferentes:

var ultimonome, ultimoNome;
ultimoNome = "Lima";
ultimonome = "Silva";

JavaScript não interpreta VAR ou Var como a palavra-chave var. A grafia correta das palavras-reservadas e identificadores é fundamental.

Corcova de Camelo

Historicamente, os programadores têm usado maneiras diferentes de unir várias palavras em um nome de variável.

Nomes de identificadores com hífens (primeiro-nome, ultimo-nome, cartao-mestre, entre-cidades) não são permitidos no JavaScript. Eles são reservados para subtrações.

Traços-baixo podem ser usados nos nomes de identificadores (primeiro_nome, ultimo_nome, cartao_mestre, entre_cidades).

Corcova de Camelo superior: Nome, Sobrenome, CartaoMestre, EntreCidades.

Corcova de camelo inferior: primeiroNome, ultimoNome, cartãoMestre, entreCidades.

Programadores JavaScript tendem a usar maiúsculas e minúsculas que começam com uma letra minúscula.

Conjunto de Caracteres

JavaScript usa o conjunto de caracteres Unicode.

O Unicode cobre (quase) todos os caracteres, pontuações e símbolos do mundo.

Uma análise mais detalhada pode ser consultada em Referência Unicode Completa.

Comentários

Nem todas as instruções JavaScript são "executadas", havendo interesse do programador.

O código após barras duplas // ou entre /* e */ é tratado como um comentário.

Os comentários são ignorados e não são executados.

var x = 5; // executado
// var x = 6; Não executado

Futuramente detalharemos os comentários.