Um programa de computador é uma sequência de instruções a serem executadas por um computador.
Os elementos-html que compõe a apresentação visual do aplicativo-html podem ser manipulados pelo programa javascript.
Um programa javascript é uma lista de instruções de programação vinculada à página-html carregada pelo navegador, sendo inserido diretamente no script-html ou carregando arquivos contendo as instruções.
Os programas javascript executados nas páginas-html são interpretadas e executadas pelo próprio navegador da web responsável pelo carregamento da página.
Instruções do JavaScript
As instruções JavaScript são compostas por:
- Palavras-chave.
- Identificadores.
- Expressões.
- Comentários.
A declaração a seguir comanda ao navegador escrever "Olá Mundo!", dentro do objeto Html com id = "demo".
document.getElementById("demo").innerHTML = "Olá Mundo!";
Os programas e instruções são frequentemente chamados de código. As instruções são executadas, uma a uma, na mesma ordem em que são declaradas. A maioria dos programas JavaScript incluem muitas instruções para realização das tarefas desejadas.
Ponto e Vírgula ;
O ponto e vírgula ; separa as instruções do programa. Adicione o ponto e vírgula no final de cada instrução executável para a separar da próxima.
var a, b, c; // Declara 3 variáveis
a = 5; // Atribui o valor 5 para 'a'
b = 6; // Atribui o valor 6 para 'b'
c = a + b; // Atribui o valor da soma de 'a' e 'b' para 'c'
Quando separadas por ponto e vírgula, são permitidas várias instruções em uma linha.
a = 5; b = 6; c = a + b;
Na web, você pode ver exemplos sem ponto e vírgula, separadas por quebra de linha no texto, mas esta é uma separação de instruções muito sutil. Finalizar as instruções com ponto e vírgula não é obrigatório, mas é algo bastante recomendado.
Espaço em Branco
JavaScript ignora vários espaços. Você pode adicionar espaço em branco ao seu script para torná-lo mais legível.
As seguintes linhas são equivalentes:
var pessoa = "Hege";
var pessoa = "Hege";
Uma boa prática é colocar espaços ao redor dos operadores (= + - * /):
var x = y + z;
Comprimento e Quebra de Linha
Para melhor legibilidade geralmente o código fica com até 80 caracteres no máximo.
Não cabendo em uma única linha uma instrução pode ser quebrada, geralmente após um operador.
document.getElementById("demo").innerHTML = "Hello Dolly!";
As instruções JavaScript podem ser agrupadas em blocos de código, dentro de colchetes {...}.
Blocos de Código
O objetivo dos blocos de código é agrupar instruções para serem executadas em conjunto, do início ao fim do bloco.
Por exemplos utilizamos blocos de código no corpo das funções do JavaScript.
function minhaFuncao() {
document.getElementById("demo1").innerHTML = "Olá Mundo!";
document.getElementById("demo2").innerHTML = "Como está?";
}
Futuramente aprofundaremos sobre funções.
Neste tutorial são usados 3 espaços de recuo para blocos de código.
Palavras-Chave
As instruções geralmente começam com uma palavra-chave para identificar a ação a ser executada.
Visite a referência de palavras reservadas para ver uma lista completa de palavras-chave JavaScript.
A seguir são relacionadas palavras-chave do JavaScript utilizadas neste tutorial.
- pause: Encerra um comutador ou um loop
- continue: Salta de um loop e começa no topo
- depurador: Interrompe a execução do JavaScript e chama (se disponível) a função de depuração
- do while: Executa um bloco de instruções e repete o bloco, enquanto uma condição é verdadeira
- for: Marca um bloco de instruções a serem executadas, desde que uma condição seja verdadeira
- function: Declara uma função
- if... else: Marca um bloco de instruções a serem executadas, dependendo de uma condição
- return: Sai de uma função
- interrupt: Marca um bloco de instruções a serem executadas, dependendo dos diferentes casos
- try... catch: Implementa o tratamento de erros em um bloco de instruções
- var: Declara uma variável
Palavras-chave JavaScript são palavras reservadas. Palavras reservadas não podem ser usadas como nomes para variáveis.
Identificadores
Identificadores são nomes associados às variáveis, objetos e funções declarados em um programa.
Os identificadores são utilizados na atribuição de valores a variáveis.
var x = 123; // o identificador x se refere ao valor inteiro 123
var y = 456.78 // o identificador y se refere ao valor real 456.78
var z = "javascript" // o identificador z se refere ao valor string "javascript"
var k = true; // o identificador k se refere ao valor lógico true
Os identificadores são utilizados na declaração de funções.
function somar(a,b) { // o identificador somar se refere à função que soma dois valores
return a+b;
}
function concatenar(a,b) { // o identificador concaternar se refere à função
a + " " + b; // que junta dois valores separados por branco
}
Os identificadores são utilizados na declaração das propriedades e métodos de objetos. As variáveis de um objeto são referidos como propriedades. As funções de um objetv são referidos como métodos.
var carro = { // carro: identificador de variável
marca: "fiat", // marca: identificador de propriedade
modelo: "uno", // modelo: identificador de propriedade
ano: 2000, // ano: identificador de propriedade
numPortas: 2, // numPortas: identificador de propriedade
ligar: function() { // identificador de método
// instruções do método
}
acelerar: function() { // identificador de método
// instruções do método
}
Expressões
Temos diferentes tipos de expressões: aritméticas, lógicas, caractér.
2 + 2 // operação aritmética de soma
6 - 3 // operação aritmética de subtração
6 * 3 // operação aritmética de multiplicação
10 / 3 // operação aritmética de divisão
false || false // operação lógica ou
true || false // operação lógica ou
true && false // operação lógica e
true && true // operação lógica e
Comentários
Comentários são partes do código que não são interpretados pelo navegador.
// comentário de linha
/*
comentário de bloco
*/