A sintaxe do Javascript é o conjunto de regras para as instruções dos programas.
var x, y, z; // Como declarar variáveis
x = 5; y = 6; // Como atribuir valores
z = x + y; // Como calcular valores
Dados
A sintaxe do JavaScript define dois tipos de dados: literais e objetos.
Dados literais são atômicos, comum único valor de texto, número ou booleano.
Literais
Algumas regras são importantes para o uso de dados literais.
Os números são escritos com ou sem decimais.
1001
10.50
Strings são textos - cadeias de caracteres com tamanho definido - escritos entre aspas duplas ou simples.
"João José"
'João José'
Booleanos são valores lógicos: verdadeiro ou falso.
true
false
Variáveis
Em uma linguagem de programação, variáveis são identificadores capazes de apontar para dados alocados na memória.
JavaScript usa a palavra-chave var para declarar variáveis.
O sinal de igual = é usado para atribuir valores a variáveis.
No exemplo a seguir x é definido como variável e é atribuído o valor 6 a x.
var x;
x = 6;
Operadores
O JavaScript usa operadores os aritméticos de soma (+), de subtração (-), de multiplicação (*) e de divisão (/) para calcular valores.
(5 + 6) * 10
O JavaScript usa o operador de atribuição = para atribuir valores a variáveis.
var x, y;
x = 5;
y = 6;
Expressões
Uma expressão é uma combinação de valores, variáveis e operadores envolvidos nos cálculos de valores.
O cálculo é chamado de avaliação.
No exemplo a seguir a expressão 5 * 10 é avaliada como 50.
5 * 10
As expressões também podem conter valores de variáveis:
x * 10
Os valores podem ser de vários tipos, como números e textos.
Por exemplo, o interpretador avalia "João" + " " + "José" como "João José":
"João" + " " + "José" == "João José"
Palavras-chave
Palavras-chave JavaScript identificam as ações a serem executadas nas instruções.
No exemplo a seguir a palavra-chave var instrui ao navegador para criar as variáveis x e y.
var x, y;
x = 5 + 6;
y = x * 10;
Identificadores
Identificadores são os nomes de variáveis, funções, propriedades e métodos dos objetos.
As regras para os nomes dos identificadores é semelhante ao da maioria das linguagens de programação.
No JavaScript o primeiro caractere deve ser uma letra, ou um sublinhado (_), ou um cifrão ($).
Os caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, sublinhados ou cifrões.
Números não são permitidos como o primeiro caractere.
Diferenciação de Maiúsculas e Minúsculas
Os identificadores são únicos e diferenciam letras maiúsculas de letras minúsculas.
As variáveis ultimoNome e ultimonome são variáveis diferentes:
var ultimonome, ultimoNome;
ultimoNome = "Lima";
ultimonome = "Silva";
JavaScript não interpreta VAR ou Var como a palavra-chave var. A grafia correta das palavras-reservadas e identificadores é fundamental.
Corcova de Camelo
Historicamente, os programadores têm usado maneiras diferentes de unir várias palavras em um nome de variável.
Nomes de identificadores com hífens (primeiro-nome, ultimo-nome, cartao-mestre, entre-cidades) não são permitidos no JavaScript. Eles são reservados para subtrações.
Traços-baixo podem ser usados nos nomes de identificadores (primeiro_nome, ultimo_nome, cartao_mestre, entre_cidades).
Corcova de Camelo superior: Nome, Sobrenome, CartaoMestre, EntreCidades.
Corcova de camelo inferior: primeiroNome, ultimoNome, cartãoMestre, entreCidades.
Programadores JavaScript tendem a usar maiúsculas e minúsculas que começam com uma letra minúscula.
Conjunto de Caracteres
JavaScript usa o conjunto de caracteres Unicode.
O Unicode cobre (quase) todos os caracteres, pontuações e símbolos do mundo.
Uma análise mais detalhada pode ser consultada em Referência Unicode Completa.
Comentários
Nem todas as instruções JavaScript são "executadas", havendo interesse do programador.
O código após barras duplas // ou entre /* e */ é tratado como um comentário.
Os comentários são ignorados e não são executados.
var x = 5; // executado
// var x = 6; Não executado
Futuramente detalharemos os comentários.