plot3
A função plot3(x,y,z) produz uma perspectiva (projeção bidimensional) da curva linear-por-partes que passa pelos pontos cujas coordenadas são os elementos de x, y e z, vetores de mesma dimensão.
Seja a curva parametrizada,
t = 0.01 : .05 : 10*pi;
x = cos(t); y = sin(t); z = t .^3;
plot3(x,y,z,'r')
mesh
Supor que se queira plotar z = f(x,y), onde x e y definem o domínio de f. Procede-se como segue:
1) Definir os vetores x e y em seus intervalos de valores;
2) Gerar um plano correspondente ao domínio. A superfície em malha é construída no topo deste plano com alturas determinadas pelos valores da função;
3) O comando meshgrid produz este plano criando duas matrizes com linhas e colunas repetidas dos vetores x e y;
4) Finalmente, a função é calculada nos elementos das matrizes resultantes. A função mesh (ou a função surf) é então aplicada sobre o resultado.
Plotemos o gráfico de superfície do valor absoluto da função,
para -3 £ s £ 3 e -3 £ w £ 3.
w = linspace(-3,3,50); % cria vetor com 50 elementos linearmente espaçados %entre -3 e 3
s = linspace(-3,3,50);
[W,S] = meshgrid(w,s);
re = S .^2 - W .^2 + S + 1;
im = 2 * S .* W + W;
den = re + j * im;
g = 1 ./ abs(den);
mesh(s,w,g)
Obs. 1 O ponto de visão do gráfico pode ser alterado através do comando view (<azimute>,<elevação>).
waterfall
A função waterfall(g) produziria um gráfico semelhante ao proporcionado pelo comando mesh acima, exceto que as linhas relativas às colunas não seriam traçadas no gráfico.
waterfall(s,w,g)
surf
A função surf é semelhante à função mesh com a superfície sombreada.
surf com paleta de cores
n = 30; a = 1; r = 0.5;
teta = pi * (0 : 2 : 2 * n) / n;
fi = 2 * pi * (0 : 2 : n)' / n;
x = (a + r * cos(fi)) * cos(teta);
y = (a + r * cos(fi)) * sin(teta);
z = r * sin(fi) * ones(size(teta));
surf(x,y,z)
q = (a + r)/sqrt(2);
q = q * 1.5;
axis([-q,q,-q,q,-q,q])
colormap(cool(6)); % seis toalidades com uso do mapa de cores cool, contendo tons variados de violeta e azul.