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plot3

scatter3

histogram2
bar3
contour3

quiver3

surf

streamline

comet3

fplot3

bubblechart3

pie3

bar3h
contourslice

 

surfc

streamparticles
 

 

 

swarmchart3

stem3

 

 

surfl

streamribbon

 

 

 

 

 

 

 

 

ribbon

streamtube

 

 

 

 

 

 

 

fsurf

coneplot

 

 

       

fimplicit3

slice

 

 

 

 

 

   

mesh

 

 

 

 

 

 

   

meshc

   

 

 

 

     

meshz

   

 

 

 

     

waterfall

   

 

 

 

     

fmesh

   

 

plot3

A função plot3(x,y,z)  produz uma perspectiva (projeção bidimensional) da curva linear-por-partes que passa pelos pontos cujas coordenadas são os elementos de x, y e z, vetores de mesma dimensão.

Seja a curva parametrizada,

t = 0.01 : .05 : 10*pi;
x = cos(t); y = sin(t); z = t .^3;
plot3(x,y,z,'r')

 

mesh

Supor que se queira plotar z = f(x,y), onde x e y definem o domínio de f. Procede-se como segue:

1) Definir os vetores x e y em seus intervalos de valores;

2) Gerar um plano correspondente ao domínio. A superfície em malha é construída no topo deste plano com alturas determinadas pelos valores da função;

3) O comando meshgrid produz este plano criando duas matrizes com linhas e colunas repetidas dos vetores x e y;

4) Finalmente, a função é calculada nos elementos das matrizes resultantes. A função mesh (ou a função surf) é então aplicada sobre o resultado.

Plotemos o gráfico de superfície do valor absoluto da função,

para -3 £ s £ 3 e -3 £ w £ 3.

w = linspace(-3,3,50); % cria vetor com 50 elementos linearmente espaçados %entre -3 e 3
s = linspace(-3,3,50);
[W,S] = meshgrid(w,s);
re = S .^2 - W .^2 + S + 1;
im = 2 * S .* W + W;
den = re + j * im;
g = 1 ./ abs(den);
mesh(s,w,g)

 

Obs. 1 O ponto de visão do gráfico pode ser alterado através do comando view (<azimute>,<elevação>).

waterfall

A função waterfall(g) produziria um gráfico semelhante ao proporcionado pelo comando mesh acima, exceto que as linhas relativas às colunas não seriam traçadas no gráfico.

waterfall(s,w,g)

surf

A função surf é semelhante à função mesh com a superfície sombreada.

 

surf com paleta de cores

n = 30; a = 1; r = 0.5;
teta = pi * (0 : 2 : 2 * n) / n;
fi = 2 * pi * (0 : 2 : n)' / n;
x = (a + r * cos(fi)) * cos(teta);
y = (a + r * cos(fi)) * sin(teta);
z = r * sin(fi) * ones(size(teta));
surf(x,y,z)
q = (a + r)/sqrt(2);
q = q * 1.5;
axis([-q,q,-q,q,-q,q])

colormap(cool(6)); % seis toalidades com uso do mapa de cores cool, contendo tons variados de violeta e azul.